Vida Cristã
 
 


Entendendo melhor as profecias

 
 

 

A Bíblia é um livro fantástico, porém, algumas pessoas questionam: Por que ela é tão difícil de ser entendida? Concordo em parte com estas pessoas.

Algumas partes da Bíblia são de fácil compreendimento, porém outras, precisa de um pouco mais de estudo. 

Dois detalhes interessantes ao se estudar a Bíblia:

1)   A Bíblia é um livro espiritual, portanto, para entendê-la preciso estar ligado às coisas de Deus.

“Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. (1 Cor. 2:14)”

 

2)   Para uma correta interpretação da Bíblia é preciso analisar todos os textos, não apenas um em particular, mas todos. Às vezes uma pergunta que se encontra em Mateus, você encontrará a resposta em Romanos, ou uma pergunta feita no Apocalipse, você encontrará a resposta em Daniel.

 

“Porque é preceito sobre preceito, preceito e mais preceito; regra sobre regra, regra e mais regra; um pouco aqui, um pouco ali. (Is 28:10)”

 

Este mesmo princípio é utilizado para entender as profecias, porém, a forma como interpreto as profecias é peculiar e diferente da interpretação de outras partes da Bíblia. Para tanto, preciso saber como a Bíblia é classificada internamente, de acordo com seu conteúdo. Sua separação ficaria assim:

·       Pentateuco (De Gênesis a Deuteronômio)

·         Livros Históricos (Josué a Ester)

·         Livros Poéticos (Jó a Cantares)

·         Proféticos

·       Profetas Maiores (Isaías a Daniel)

·       Profetas Menores (Oséias a Malaquias)

·         Evangelhos (Mateus a João)

·         Históricos (Atos)

·         Epístolas (Romanos a Judas)

·         Profético (Apocalipse)  

Uma vez que conheço esta diferença literária da Bíblia, fica muito mais fácil compreende-la.

Dentro dos livros proféticos, encontramos, de forma especial, dois livros: Daniel e Apocalipse. Ambos os livros trazem um conteúdo de difícil entendimento, porém, sua importância para a vida cristã é de total importância, pois eles profetizam os principais eventos que acontecerão antes da volta de Jesus. Porém, fica-nos uma pergunta: Como entende-lo?

Estes livros proféticos são cheios de simbologias e cada simbologia traz um significado. Para entendê-los devo encontrar dentro da “própria Bíblia” seu significado, pois boa parte do livro não pode ser aceito de forma literal.

Vamos ao exemplo:

“Falou Daniel e disse: Eu estava olhando, durante a minha visão da noite, e eis que os quatro ventos do céu agitavam o mar Grande. Quatro animais, grandes, diferentes uns dos outros, subiam do mar.” Dan. 7:2 e 3

Aqui encontramos 2 símbolos que aparentemente não fazem sentido ao texto, entre eles: mar e animais. Nosso desafio é encontrarmos dentro da Bíblia o significado de cada elemento.

Animais:

“Estes grandes animais, que são quatro, são quatro reis que se levantarão da terra. (Dan 7:17)”

“Então, ele disse: O quarto animal será um quarto reino na terra, o qual será diferente de todos os reinos; e devorará toda a terra, e a pisará aos pés, e a fará em pedaços. (Dan 7:23)”

 

Ou seja, animais em profecias simbolizam reis ou reinos.

Mar:

“Falou-me ainda: As águas que viste, onde a meretriz está assentada, são povos, multidões, nações e línguas.” (Ap. 17:15)

Ou seja, mar em profecias simboliza povos, multidões e nações.

Sendo assim, chegamos à seguinte interpretação: Daniel teve uma visão onde ele viu quatro reinos surgindo e eles lutaram entre si. Fácil, não é???

Para aprender mais sobre as profecias de Daniel e Apocalipse, acesse:

http://www.jesusvoltara.com.br/profeciasdaniel/index.htm 

http://www.jesusvoltara.com.br/apocalipse/estudo_apocalipse.htm

                                                                                                                                                                                            Pr. Gideão Santiago



 
 

Vida Cristã

 
  Como conhecer a vontade de Deus?  
  O maior bestseller de todos os tempos  
  Os Adventistas creem...  
  Pergunte ao pastor  
  Conheça nossa Igreja  
     
 
 
 
Buscar     
 
  PROGRAMAÇÃO AO VIVO  
   
     
 
 
   
 
HORÁRIOS DOS CULTOS
 
4ª feira .................... 20h
6ª feira .................... 20h
   Sábado  
1° culto ........... 8h30
Esc. Sabatina ............. 10h15
2° culto ............. 11h30
Espaço Jovem ............. 16h30
 
   
 

   
 
PRÓXIMA SEMANA
 
Sábado.....Simposio Univesitário
Quarta - Feira.....Pr. Vinicius Mazaro
Sábado.....Pr. Helbert Roger
 
   
 

   
 
 
Meditações Diárias
Lição da Escola Sabatina
Plano de leitura da Bíblia
Sugestão de Leitura
   
     
 
  Cadastro
 
   
       
       
 
          
  © 2009 UNASP. Copyright / IASD
  Igreja Adventista do Sétimo Dia UNASP-SP
  Estrada de Itapecerica, 5859 São Paulo - SP | Tel. 11. 2128-6810
  By Fórmula Design
home | pastorado | ministérios
nossa história | doações online